Bolinho sem glúten e vegan

Bolinho de abobrinha, sem glúten, leite e ovos. Receita fácil e que as crianças adoram fazer e comer.

Panqueca

Massa versátil e fácil.

Cuscuz paulista

Uma receita original, sem glúten, sem leite e sem ovo.

Hambúrguer com legumes

Receita ideal para crianças que tem dificuldade de comer legumes.

Pão sem glúten e vegan

Pão sem glúten, leite e ovos. Receita super fácil!

Entender para fazer

Série de publicações que dão dicas de como receber bem alguém com restrições alimentares. Simples e fácil.

Você não tem cara de celíaco.

Mas será que celíaco tem cara?

7 de out. de 2024

Costa Favolosa 2024: Embarque e 1a refeição a bordo


Embarque

O embarque é um processo tranquilo, e poderia ser melhor se a agência de viagem seguisse as orientações da Costa.

Recebi um e-mail da Costa nos informando que nosso embarque seria às 14h, porém a agência foi bastante incisiva ao afirmar que deveríamos chegar ao Porto de Santos às 9h.

Chegamos às 9h30 e embarcamos somente às 12h, horas de espera totalmente desnecessárias... 

A agência foi totalmente equivocada. Chegar às 9h só gera aglomeração e cansaço.

Num próximo cruzeiro vou chegar mais tarde, sem pressa e sem filas.

Ao chegar ao terminal, você despacha as malas, e recebe um cartão com um número e/ou letra.

No momento do embarque é anunciado pelo alto-falante o navio, o portão e o número de cartão. Por exemplo: "Passageiros do Costa Favolosa com cartão número 6, embarque pelo portão laranja."

Você passa pela conferência de documentação, detector de metais e embarca no navio. Simples e rápido.

Lá dentro, fomos direcionados para o restaurante, onde foi servido o almoço.

Almoço do 1o dia


No dia do embarque todos os passageiros almoçam no restaurante  Duca de Orleans, que é a la carte.

Essa primeira refeição foi terrível! Tivemos a sensação que o cruzeiro seria péssimo.

Os tripulantes são de várias nacionalidades, são raros os que sabem português, na verdade só vimos 2 pessoas falando português. Alguns falam espanhol e teoricamente todos falam inglês.

Mas a realidade é que no restaurante muitos não dominam o  inglês e não sabem espanhol ou português.

Além disso, a maioria dos tripulantes que trabalham nos restaurantes são mau humorados, não prestam atenção ao que dizemos, e já nos interropem antes mesmo de ouvirem a nossa pergunta. 

A comunicação é ruim, e para quem tem restrição alimentar, isso traz muita insegurança.

Nesse primeiro almoço, os garçons nem deixavam a gente falar, mandavam de maneira bastante rude  sentar na mesa que indicavam.

A sorte é que falamos inglês e meu marido foi firme com o garçon. Só assim para o gerente vir e enfim nos ouvir. Isso foi bem desagradável e uma forma bem ruim de iniciar nosso primeiro cruzeiro.

Para piorar, descobrimos que a informação de dieta gluten free foi registrada apenas para um de nós, e não para os quatro como havíamos solicitado na reserva e confirmado diversas vezes.

Mas como já havia acontecido o estress anterior, o gerente nem discutiu o assunto e corrigiu na hora a informação.

Também foi nesse almoço que descobrimos que a água "de graça", a que todos tem direito, é de díficil acesso. Nós até criamos o termo "Humilhações do cruzeiro", para referenciar as situações constrangedoras que se repetiam diarimente, e o acesso a água é uma delas.

A nossa primeira refeição, o almoço, foi desastrosa. Além desse problema de comunicação, a comida em si estava ruim e o atendimento é muito lento,  chegamos para almoçar 12h30, recebemos nossa sobremesa já passava das 14h, parecia castigo e não almoço.

A entrada foi uma salada mista, meus filhos tem 16 e 13 anos, eles comem salada, mas aquela realmente nada dava, era cebola com pepino e queijo. Nem eu  consegui.

Depois veio macarrão. O macarrão estava crocante e sem sabor. E por fim, coxa de frango e purê de batata, tudo sem tempero. Parecia comida de hospital. Um dos meus filhos escolheu filé de frango com purê de batata e legumes. Foi o único prato que se salvou.

A sobremesa, a gente chamou de castigo. Podiamos escolher entre Bagatela, Sorbet de limão ou Sorbet de Soja.

Perguntamos o que é Bagatela, e o garçon não sabia dizer. Com base nos pratos anteriores, achamos melhor não arriscar, portanto sobraram os sorbets. Quem escolheria sorbet de soja? Eu nem consigo imaginar como é um sorbet de soja...

Ficamos com o sorbet de limão. Azedissímo arght! Nenhum de nós conseguiu terminar o sorbet. Era tão ruim que esqueci de tirar foto!

Saímos do restaurante com medo de passar quatro dias com refeições assim. Bateu uma tristeza e preocupação enorme.

Passeamos pelo navio, que apesar do estilo vintage, com uma decoração meio anos 70, é muito bonito.

No final da tarde, as cabines foram liberadas.



Costa Favolosa 2024: Como informar na reserva sobre a restrição alimentar?

O processo é bastante simples, no momento da reserva você deve informar sua restrição. A Costa Cruzeiros solicita que seja preenchido um formulário e pronto!

Somos uma família de 4 pessoas, sendo 3 celíacos. Meu marido apesar de não ser celíaco faz a dieta junto conosco, assim não corremos o risco de contaminação cruzada em casa.

Portanto, ao solicitar a reserva informamos que todos necessitavam de dieta especial.

No início de março, quando o check-in online foi disponibilizado, observamos que em nenhum lugar havia a informação sobre a dieta gluten free. Entramos em contato com a agência, e essa nos encaminhou um e-mail da Costa informando que o registro da dieta especial estava no sistema desde de outubro de 2023.

Ainda assim, me senti insegura, pois não passaram nenhum tipo orientação de como seria a rotina de refeições. Resolvi ligar no atendimento ao cliente da Costa.

Foi super tranquilo e rápido conseguir um atendente. O nome dela era Cláudia, e foi super atenciosa, me explicou tudo detalhadamente e me tranquilizou.

As orientações dela foram fundamentais durante o cruzeiro, principalmente no embarque.

A atendendente me explicou que para quem restrição alimentar é indicado que realize todas as refeições no restaurante, pois lá o serviço é a la carte. No buffet até existem opções sem glúten, porém é necessário conversar com os atendentes do buffet e ainda assim existe o risco de contaminação cruzada no buffet.

Além disso, ela me alertou para o fato de que o cardápio sem glúten teria menos variedade.


Dica

Alguns dias antes de embarcar, entre em contato com o SAC da Costa Cruzeiros, e informe o número da sua reserva e confirme que todas as solicitações de dieta restrita estão registradas.

Por que?

Ao chegarmos para a primeira refeição a bordo descobrimos que apesar de termos informado que os 4 precisariam de dieta especial, apenas 1 de nós estava com a observação. Tivemos que explicar que a informação estava incorreta. O problema foi resolvido rapidamente, mas gerou uma tensão desnecessária.

Depois de alguns dias, conhecemos outra família celíaca a bordo, e ele passaram pela mesma situação. Portanto, fique atento a isso!


Costa Favolosa 2024: Celíacos em um cruzeiro


Já faz bastante tempo que não faço publicações, porque na verdade, não tinha algo relevante para contar.

Mas, esse ano fizemos um cruzeiro no navio Costa Favolosa, e essa experiência precisa ser compartilhada!

Pensar em ficar alguns dias em um navio, sem acesso ao mercado, sem poder levar nenhum tipo de alimento na bolsa, dependendo exclusivamente de terceiros para nos alimentar, é um desafio bem grande. 

O cruzeiro foi em março deste ano, mas fizemos a reserva o ano passado, em agosto.

O roteiro foi Santos/Camboriú em 4 dias. Nossa principal preocupação era quanto a alimentação, e a agência nos garantiu que a Costa oferece cardápio gluten free apto para celíacos. 

Para tornar esse desafio mais tranquilo resolvi escrever uma série de posts, explicando como fazer a reserva, como foram as refeições e como a tripulação lida com as nossas restrições alimentares. Acredito que tudo isso será bem útil para celíacos que querem vivenciar um cruzeiro com segurança.

Espero que gostem! 

Clique nos links abaixo para ler como foi o cruzeiro!

 

Costa Favolosa 2024: Como informar na reserva sobre a restrição alimentar?

Costa Favolosa 2024: Embarque e 1ª refeição a bordo

Costa Favolosa 2024: Cabine e Lanche da Tarde

Jantar a bordo

Café da manhã

Costa Favolosa: Diversão

Costa Favolosa: É bom... mas as vezes dá raiva