
Somos uma família de 4 pessoas, sendo 3 celíacos. Meu marido apesar de não ser celíaco faz a dieta junto conosco, assim não corremos o risco de contaminação cruzada em casa.
Portanto, ao solicitar a reserva informamos que todos necessitavam de dieta especial.
No início de março, quando o check-in online foi disponibilizado, observamos que em nenhum lugar havia a informação sobre a dieta gluten free. Entramos em contato com a agência, e essa nos encaminhou um e-mail da Costa informando que o registro da dieta especial estava no sistema desde de outubro de 2023.
Ainda assim, me senti insegura, pois não passaram nenhum tipo orientação de como seria a rotina de refeições. Resolvi ligar no atendimento ao cliente da Costa.
Foi super tranquilo e rápido conseguir um atendente. O nome dela era Cláudia, e foi super atenciosa, me explicou tudo detalhadamente e me tranquilizou.
As orientações dela foram fundamentais durante o cruzeiro, principalmente no embarque.
A atendendente me explicou que para quem restrição alimentar é indicado que realize todas as refeições no restaurante, pois lá o serviço é a la carte. No buffet até existem opções sem glúten, porém é necessário conversar com os atendentes do buffet e ainda assim existe o risco de contaminação cruzada no buffet.
Além disso, ela me alertou para o fato de que o cardápio sem glúten teria menos variedade.
Dica
Alguns dias antes de embarcar, entre em contato com o SAC da Costa Cruzeiros, e informe o número da sua reserva e confirme que todas as solicitações de dieta restrita estão registradas.
Por que?
Ao chegarmos para a primeira refeição a bordo descobrimos que apesar de termos informado que os 4 precisariam de dieta especial, apenas 1 de nós estava com a observação. Tivemos que explicar que a informação estava incorreta. O problema foi resolvido rapidamente, mas gerou uma tensão desnecessária.
Depois de alguns dias, conhecemos outra família celíaca a bordo, e ele passaram pela mesma situação. Portanto, fique atento a isso!