20 de out. de 2012

Você não tem cara de celíaco

Qual celíaco já não ouviu isso, ou soube de alguém que passou por isso?
"Você não tem cara de celíaco." é uma frase tão carregada de preconceito e ignorância sobre o assunto, que parece até óbvio o que estou escrevendo, mas não é.
Muita gente não sabe, inclusive médicos, que celíaco NÃO TEM CARA.
Existem diversas formas da doença celíaca, por isso nem todo celíaco é magérrimo, pálido e abatido.
Infelizmente, a doença celíaca pode ser silenciosa, assintomática ou atípica, o que dificulta ainda mais o diagnóstico e prolonga o sofrimento do paciente.
Por isso também, são necessários exames sorológicos, endoscopia e biópsia para verificar a ocorrência da doença celíaca, não é possível fazer o diagnóstico somente olhando a aparência do indivíduo.
Muito médicos esquecem disso, e tratam com descaso os pacientes que chegam ao consultório questionando sobre doença celíaca.
Se isso acontecer com você, desconfie do nível de conhecimento do médico sobre o assunto. E procure outro para tirar suas dúvidas.
Agora, se quem te diz isso é uma pessoa qualquer. Desconsidere. Com certeza, essa pessoa não conhece coisa qualquer sobre doença celíaca.
Caso tenha algum folder com você, ofereça, explique de forma simples que existem várias formas da doença e o principal: O celíaco que faz a dieta corretamente é uma pessoa saudável.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Já eu tenho a dizer que,se todas as pessoas que não tem esta alergia (eu particularmente não vejo isso como doença) soubesse dos benefícios que uma dieta isenta de gluten traz ao corpo,pararia de comer tanta porcaria feita com farinha de trigo e todos os outros ingredientes com gluten que existem! Eu mesmo estou admirada em como todos vcs tem a pele divinamente maravilhosa!!! Parece pele de bebê. Eu mesma sem ser celíaca ou DH, estou amando a mudança na minha pele depois que diminui a ingestão desses alimentos. E espero que cada vez,mais e mais,vendam produtos sem gluten. Espero tbm que aqui em PE tenha mais empresas preocupadas com isso,pois até agora,só encontrei lojas pequenas como a Mundo Verde e um restaurante que abriu um dia desses em um shopping.Tudo cobrando preços absurdos! Aqui tá uma super exploração,só vcs vendo para crer.

Oi,Stéphanie!
Obrigada pelo depoimento.
Vamos divulgar as receitas sem glúten e os cuidados na preparação dos pratos sem glúten e esperar que as empresas percebam que somos consumidores importantes também e que devemos ser tratados com respeito. Abraços!

Postar um comentário

Olá! Seus comentários serão muito bem-vindos.