5 de nov. de 2012

Muito além da dieta

A maioria das pessoas pensam que o celíaco tem que excluir o glúten da alimentação, mas isso não é verdade.
Não é só a dieta que tem que mudar, é tudo. Depois de revisar a despensa e o cardápio, o celíaco tem que começar a pesquisar onde mais tem glúten escondido, e ele está em lugares inimagináveis!
Na massinha de modelar da escola, no giz da lousa, no sabonete, no creme hidratante, no batom, e por ai vai...
A massinha de modelar e o giz, você encontra com certa facilidade as versões sem glúten. Exemplos, a massa de modelar a base de cera da Acrilex e o giz da Calac.
Um outro exemplo bom de massinha é a Moon Dough, da Long Jump, é uma massinha para brincar, o preço não é muito acessível, mas na embalagem informa em letras bem grandes que é sem adição de trigo. A textura é bastante diferente das massinhas a base de cera.
Já os produtos de higiene e cosméticos, esses são fontes de problemas e preocupações.
O contato com o glúten pode acontecer através das mucosas e da pele, por isso o cuidado na escolha de produtos de higiene e cosméticos é fundamental.
O que adianta você fazer uma dieta totalmente sem glúten, cheia de cuidados e depois do banho usar creme hidratante com proteína de trigo?.
A falta de informação nos rótulos e nos SACs das empresas, os rótulos ilegíveis, os nomes dos ingredientes na composição, a mudança constante da composição e da forma de produção, e principalmente o descaso das empresas, torna a vida de quem precisa de produtos gluten-free o caos.
São horas e horas de ligações, esperas, perguntas sem respostas ou respostas absurdas.
Uma vez liguei para uma empresa para saber do xampu, e a atendente me explicou que eu não deveria ingerir o xampu...
Por isso, a divulgação é tão importante, explicar sobre a doença celíaca e sobre as necessidades do celíaco é responsabilidade nossa também, só assim as empresas poderão entender e nos respeitar como consumidores.

Para saber mais: Como identificar o glúten

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Seus comentários serão muito bem-vindos.